Jean piaget
Jean Willian Fritz Piaget nasceu em Neuchâtel, em 09 de Agosto de 1896, desde a infância demonstrava preocupação com os valores éticos e acreditava que somente pela educação se poderia regenerar a sociedade.
Com formação Universitária em Biologia e Filosofia, com apenas 22 anos já havia concluído seu doutorado em Biologia, que exerceu grande influência no desenvolvimento de sua teoria, que se tratava a respeito da concepção de inteligência como algo ligado a ação e a adaptação ao meio.
Através de seus estudos sobre a mente humana, concluiu que nossa inteligência tem evolução gradual, onde a relação de sujeito e objeto se dava como uma parceria, quase um casamento, onde não poderia o sujeito evoluir sem a interação com um objeto e isso não se tornaria eficiente se já houvesse um objeto previamente organizado para assimilação de um novo.
Para Piaget, a criança ao se relacionar com outras crianças e também com adultos constrói conhecimento das regras de convivência. Dessa forma a grande novidade que sua teoria apresenta, diz respeito a moral autonomia, para ele os adultos deveriam preocupar- se em estabelecer com as crianças relações de respeito mutuo. Segundo ele também o conhecimento só pode existir se o sujeito estiver biologicamente pronto para ele.
Sua teoria “Epistemologia Genética,” teve um valor de extrema importância na maneira de atuar dos professores em sala de aula, no começo não muito aceito pelas escolas tradicionais, onde o professor era o detentor da verdade e sabedoria e o aluno estava ali somente para observar esses conhecimentos sem qualquer chance de questionamento.
Segundo sua teoria os professores antes de planejar sua aula, tem que primeiramente conhecer os pressupostos fundamentais para que a educação seja feita no sentido de colaborar para a construção de uma sociedade mais humana e sem desigualdades,
A relação entre professor e aluno passa a ser diferente, onde o professor começa a enxergar o aluno como um ser ativo,