Os politicos
[->2][->3]
[->4][->5]Prédio da ONU[->6] em Nova York[->7].
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração[->8] de nações ou Estados[->9]; aplicação desta ciência[->10] aos assuntos internos da nação[->11] (política interna) ou aos assuntos externos (política externa[->12]).[1] Nos regimes democráticos[->13], a ciência política[->14] é a atividade dos cidadãos[->15] que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto[->16] ou com sua militância.
A palavra[->17] tem origem nos tempos em que os gregos[->18] estavam organizados em cidades-estado[->19] chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês[->20] "politique" que, em 1265[->21] já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".[2]
O termo política é derivado do grego antigo[->22] πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis[->23], ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado[->24] quanto sociedade[->25], comunidade[->26], coletividade[->27] e outras definições referentes à vida urbana.
O livro de Platão[->28] traduzido como "A República[->29]" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).
Esta foi a pergunta do Regério S. M., de 7 anos.
A palavra política tem vários significados. Um deles é o ato de governar, de administrar e cuidar das instituições públicas, ou seja, do Estado. O povo paga impostos e esse dinheiro deve ser aplicado para o bem de todos, como, por exemplo, para a construção de escolas, creches, universidades, hospitais, estradas e casas; ou para contratar policiais para manter a segurança pública, professores para ensinar as crianças e os jovens, e médicos para cuidar da nossa saúde.
Enfim, se o nosso dinheiro não for bem