Sociedade Hipermoderna
‘’Uma sociedade que rompeu com o passado e que não possui expectativas para o futuro’’
A Hipermodernidade não significa uma contestação da modernidade, pois apresenta características similares em relação aos seus princípios, como ênfase no progresso técnico científico, na valorização da razão humana e no individualismo. A modernidade foi conceituada como a superação dos setores modernos sobre os setores tradicionais, por meio do progresso técnico, da industrialização e na valorização do indivíduo. Como assinala Sebastien Charles: “Hipermodernidade: uma sociedade liberal, caracterizada pelo movimento, pela fluidez, pela flexibilidade; indiferente como nunca antes se foi aos grandes princípios estruturantes da modernidade, que precisaram adaptar-se ao ritmo hipermoderno para não desaparecer” (Lipovetsky, 2004:26). Por outro lado, também não significa, uma Pós-modernidade ou o seu fim, conceito que surgiu no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, para explicar as novas transformações sociais.
*O termo pós-moderno teve como mérito dar nome as grandes transformações ocorridas nas sociedades ditas como desenvolvidas, acentuando uma mudança de direção e reorganizando o funcionamento social e cultural das sociedades democráticas.
1.Do pós ao hiper
Para Lipovetsky o Termo pós moderno tornou se vago e não possui mais o poder de exprimir o mundo atual, o pós moderno se referia ao passado como se ele já estivesse inexistente e que nele não possuísse nenhuma experiência que poderia ser utilizada , concretização no liberalismo da globalização e na abertura de mercados, na mercantilização dos modos de vida e numa individualização exacerbada que rompe com os todos os princípios de comunidade. Mas esta modernidade, que também é chamada de hipermodernidade ou ‘’supermodernidade’’ é caracterizada por uma cultura de excesso e de prazer, uma cultura