o corpo como objeto de trabalho
corporeidade:o corpo como objeto de consumo
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: corporeidade e motricidade humana
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:
o objetivo de fazer o trabalho de APS é ver se o aluno entendeu a materia dada no semestre.
JUSTIFICATIVA: é um assunto muito relevante para educação fisica.
DESENVOLVIMENTO
Segundo Lipovetsky e Charles (2004), o mundo pós-moderno emerge quando a sociedade inteira se reestrutura pela lógica da sedução, da renovação permanente e da diferenciação marginal quebrando os padrões disciplinais, porém, exercendo um poder sobre os indivíduos pela escolha e pela espetacularidade. Os freios institucionais que se opunham à emancipação individual moderna desaparecem, dando lugar à manifestação dos desejos subjetivos, da realização individual, do amor próprio.
Elementos como o aumento da produção industrial, a difusão de produtos possibilitados pelo progresso dos transportes e da comunicação, métodos comercias do capitalismo moderno (marketing, grandes lojas, marcas, publicidade) vão se colocando e permitindo a definição desta sociedade como hipermoderna.
Assim, segundo Lipovetsky e Charles, 2004, esta série de fatores sujerem que entramos nesta terceira fase da modernidade que se segue após a pós-modernidade.
Essa nova fase é caracterizada pelo hiperconsumo e pelo hipernarcisismo. Assiste-se nela, com extensão a todas as camadas sociais, o gosto pelas novidades, a promoção do fútil e do frívolo, o culto ao desenvolvimento pessoal e ao bem estar contemplando uma ideologia hedonista. Soma-se a esses fatores o desenvolvimento de produtos com obsolescência programada, que visa a concepção proposital de produtos e equipamentos para ter uma curta duração, ou seja, se tornarem obsoletos em um curto espaço de tempo através de constantes modificações em suas linhas de estilo, reposição de peças e atualização da tecnologia aplicada. Essa