estados de agregação da matéria
Os estados de agregação da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Eles são definidos de acordo com a energia e a força de coesão entre as moléculas.
A água em seus três estados de agregação
A matéria pode ser encontrada em três estados de agregação, também conhecidos como estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso. Para cada substância existe uma faixa de pressão e temperatura para a qual ela assume determinado estado de agregação. A água, por exemplo, de 0º a 100ºC, à pressão de 1 atm, está no estado líquido. Caso a temperatura seja inferior a 0º, ela apresenta-se no estado sólido. Mas em temperaturas maiores que 100º C, ela está no estado gasoso.
Vejamos agora as principais características de cada um dos estados de agregação.
Estado sólido: Uma substância nesse estado possui forma e volume constantes, pois o arranjo molecular é bem definido. As moléculas possuem pouca energia cinética e quase não se movimentam. A força de coesão entre elas é muito grande, por isso, ficam muito próximas uma das outras.
Estado líquido: Quando uma substância passa do estado sólido para o líquido, em um processo denominado fusão, ela recebe certa quantidade de calor. Esse calor fornece energia para as moléculas, que passam a se movimentar, “soltando-se” da estrutura cristalina que possuíam na fase sólida. Sendo assim, as moléculas ficam desordenadas, mas movimentam-se pouco. Nesse estado de agregação, apenas o volume é constante. A forma da substância é variável, sendo igual à do recipiente que a contém.
Estado gasoso: Ao fornecer mais energia para a substância ainda no estado líquido, a agitação das moléculas aumenta, isso faz com que elas fiquem bastante afastadas umas das outras em movimento completamente desordenado, passando para o estado gasoso. Esse processo é denominado vaporização.
Nesse estado de agregação, a matéria não possui nem forma nem volume definidos e a substância ocupa todo o espaço disponível para