Sociedade de consumo
A sociedade de consumo surgiu no final do século XIX, devido ao desenvolvimento industrial, a partir daí tornou-se mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Tal fato, acarretou em um excesso de ofertas, o que levou ao desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing.
Os produtos são feitos a baixo custo que resultam a produção em série e mais indústrias produzindo. Foi começando a surgir concorrência. Devido à grande oferta, o consumo aumentou, passou a ser massificado. A economia do mercado foi apoiada pelo marketing, pois precisava despertar desejo e a necessidade do novo, na maioria dos produtos foi usado o método de obsolescência, o qual trata-se de uma estratégia de consumo onde os produtos passaram a durar menos fazendo com que automaticamente o consumo do mesmo passasse a aumentar. Antigamente o produto tinha longa duração, sua evolução era mais lenta e o consumo mais racional. Atualmente, a duração é cada vez mais curta, sua evolução é cada vez mais rápida e o consumo é mais irracional, pois é influenciado e motivado pelo matraquear publicitário, por exemplo: um celular que antigamente era produzido para durar 6 anos, o modelo novo era lançados 4 anos depois e sua concorrência era muito pequena e a publicidade não era agressiva. Atualmente a mesma marca desenvolve celulares com duração de 3 anos, lança modelos novos após 1 ano e sua publicidade é totalmente agressiva, fazendo aquele celular ser indispensável.
O consumismo é um conjunto de comportamentos e atitudes que levam ao consumo compulsivo, irresponsável e perigoso, criando uma “falsa necessidade”, pois dispersa o foco das pessoas até mesmo de uma utilidade maior, levando-as ao mero prazer de consumir, o que para a economia do país é ótimo.
Referência: infopedia.pt / wikipedia.org / google imagens