Sociedade de Atenas e Esparta
Weber Cavalcanti | Profª Andressa | 3° I
Sociedade Espartana: Esparta possuia uma divisão estamental, que era dividida entre Esparcíatas, Periecos e Hilotas. Os Esparcíatas eram os cidadãos de Esparta, eram os filhos de Esparta , em sua maioria era composta por políticos, integrantes do exército e grandes proprietarios de terras. Apenas eles tinham direitos de participar da política. Os Periecos eram em maioria comerciantes ou artesãos, moram nas periferias da cidade, não recebiam educação,mas podiam atuar no exército espartano, se convocados. Eles tinham que pagar impostos e não havia participação política da parte deles. Já os Hiliotas eram os miseráveis da sociedade espartana, pois trabalhavam como escravos nas terras espartanas e eram humilhados constante mentes pelas camada mais altas, não possuiam direito algum e por essas razões organizarão varias revoltas em Esparta, que eram combatidas violentamente pelo exército.
Política: A cidade possuia dois reis que possuiam funções relígiosas e militares, além de elaborarem leis em conjunto com os mais idosos da cidade, conhecida Gerúsia que era um conselho formado por vinte e oito cidadãos idosos e os dois reis. Essas leis eram votadas em assembleias ao ar livre que aconteciam mensalmente, a assembleia era formada pelos cidadãos espartanos. A política espartana também era formada pelos Éforos que constituiam-se em cinco cidadãos, que tinham poderes administrativos, militares e judiciais. Atuavam como chefes do governo.
Cultura: Esparta era um cidade militar e tinham como tradição recrutar crianças, garotos, que com sete anos de idade era enviado pelos pais ao exercito, e eram preparados com muitos exercicios fisicos e treinamento militar. A partir dos 30 anos ele ganhavam o titulo de oficial e conseguia direitos políticos. As garotas também eram treinadas pelo exercito mas com o fim de ficar saudáveis e gerar filhos fortes ao exército. Além do militarismo,