Sociedade da informação
Assim, assistimos a um desenvolvimento tecnológico, independente e autónomo, sem necessitar de ser controlado pelo homem (o seu criador). Ou como mais recentemente a ciência nos afirma: “o desenvolvimento tecnológico avança tão rápido que o homem não o consegue alcançar”.
Na sociedade da informação, onde cada vez mais fica fortalecido o conceito da dimensão digital, muitas empresas recorrem, como estratégias competitivas, ao e-businnes e a gestão de pessoas, a e-GP, que é uma estratégia que utiliza meios digitais e tecnologias de rede, para agilizar e otimizar os serviços para seus clientes, gerentes e colaboradores.
Basicamente a e-GP substitui os processos burocráticos por meios tecnológicos com um sistema eficaz de informações sobre gestão de pessoas, utilização de tecnologias de redes e canais comunicação. A utilização da e-GP a gestão de pessoas abandona a forma antiga, na qual o departamento de pessoal ficava isolado, para uma atuação mais interativa, online com todos os demais setores e colaboradores da organização.
Alguns exemplos que a e-GP otimizou podem ser vistos no acesso às informações sobre os negócios da empresa, o recrutamento através da internet, o e-learning, acesso a oportunidades para capacitação, gestão por competências, agilidade na busca de informações, colaboradores utilizando o auto atendimento, aproximação da gestão de pessoas e seus clientes e a interação entre as pessoas e entre elas e os negócios da empresa.
Outro fator que é otimizado pela utilização das tecnologias da informação em uma sociedade é a