Engenharia Robusta
A Engenharia Robusta, ou Projeto Robusto, é conhecida como o método Taguchi e pode ser entendido como uma nova abordagem da qualidade voltada para o projeto do produto e do processo. Esta abordagem foi desenvolvida pelo Dr. Genichi Taguchi e por ele denominada de controle de qualidade off-line.
A definição de qualidade dada pelo Dr. Taguchi, visa fundamentalmente o cliente. Ele dizia: “Qualidade é a perda imposta à atividade a partir do momento em que o produto é expedido. ” Está perda inclui os custos da insatisfação do cliente, que por sua vez conduzem a custos de reputação para a empresa.
No método de Taguchi o cliente é a parte mais importante de todo o processo, uma vez que produtos e serviços de qualidade vão garantir seu retorno, melhorando a reputação e aumentando a cota de mercado da empresa.
Segundo Taguchi, a qualidade é medida pelo desvio que uma característica funcional apresenta em relação ao valor esperado da mesma.
Os fatores chamados de “Ruído", como temperatura, umidade, poeira, deterioração, etc., causam tais desvios e resultam em perda de qualidade do produto. Este prejuízo pode ser avaliado através de uma função perda que foi inicialmente proposta pelo Dr. Taguchi.
A proposta do método Taguchi é a de determinar a função perda do produto e otimizá-la empregando técnicas estatísticas e com isso identificar os parâmetros ótimos de projeto que minimizam ou mesmo eliminam as influências dos fatores ruído no desempenho do produto.
Isso significa que ao invés de isolar o produto dos fatores ruído, como nos métodos tradicionais, o método de Taguchi prima por realizar projetos que eliminem, ou tentem eliminar, os efeitos dos fatores ruído no produto.
Utilizando-se o método Taguchi pretende-se obter produtos robustos o suficiente para assegurar alta qualidade a despeito de flutuações que venham ocorrer no processo produtivo e no ambiente de uso do produto.
O trabalho do Dr. Taguchi, além de uma