Plano de Negocios
Plano de Negócio é um documento de planejamento, elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendimento, capaz de mostrar, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro, toda a viabilidade e estratégias da empresa.
Sendo assim, percebe-se que esta ferramenta serve como um apoio ao empreendedor, independente de sua formação e de seu tempo de experiência sobre o seu empreendimento em questão.
Mas a maior razão de elaborar um Plano de Negócio é para conseguirmos ver o negócio de um modo geral.
Há várias outras razões para elaborar um Plano de Negócio, como:
Validar a ideia de um novo produto ou serviço.
Orientar a implantação de um negócio (servir de plano de voo)
Promover a sensibilização de potenciais parceiros
Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial
Diminuir a probabilidade de morte precoce dos empreendimentos
Capitalizar recursos junto aos investidores e ao mercado
Diminuir riscos
Identificar melhor os clientes, o mercado e as estratégias.
Desenvolver uma empresa já existente
Lançar um novo produto ou serviço
Ser um instrumento de comunicação para diferentes públicos
O Plano de Negócios é tão importante na abertura quanto no desenvolvimento de seu empreendimento. Porque muitas empresas que já começaram com um plano, após alguns anos de existência continuam a elaborar novas versões deste documento. Algumas, com o intuito de lançar um novo produto, outras com um projeto de expansão e outras buscando novos recursos financeiros em instituições de crédito.
Como é citado no livro “O Segredo de Luísa” de Fernando Dolabela: [...] É verdade que muitos empreendedores de sucesso abriram suas empresas sem conhecer exatamente o que é um Plano de Negócios. Mas também é certo que milhares de outros colheram insucessos fatais por causa de erros elementares que poderiam ter sido evitados. Sem dúvida, grande número de negócios de alto potencial