Desenvolvimento Engenharia Simult Nea
Origem
Em 1982 foi iniciado um estudo, conduzido pelo DARPA (Defense Advanced Research Project Agency), sobre formas de se aumentar o grau de paralelismo das atividades de desenvolvimento de produtos. O resultado desse trabalho, publicado em 1988, definiu o termo Engenharia Simultânea, tornando-se uma importante referência para novas pesquisas nessa área.
O surgimento da filosofia da Engenharia Simultânea é o resultado do acúmulo de experiências e conhecimentos, ao longo dos anos, em decorrência da necessidade de evolução dos conceitos e paradigmas da indústria, num processo contínuo no decorrer de sua história de produção elevados, retrabalhos e baixa qualidade final dos produtos, a ES se apresenta na forma de um desenvolvimento de todas as especialidades de projeto em paralelo, através de times multidisciplinares de projeto interagindo, alocados precocemente na linha de tempo do empreendimento, de forma a proporcionar uma concepção participativa e que não necessite de ajustes e compatibilizações, obtendo prazos e custos reduzidos. Portanto, o conceito de Engenharia Simultânea, em sua forma mais pura, diz respeito ao desenvolvimento de todas as disciplinas de projeto de maneira simultânea e com a cooperação interativa de todos os agentes da produção.
Conceito
O estudo realizado pelo DARPA definiu Engenharia Simultânea da seguinte forma: Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.
Basicamente, a Engenharia Simultânea significa uma alternativa aos métodos correntes de desenvolvimento de produtos, e em especial, no processo de elaboração e