Sociedade da informacao
As Pequenas e Médias Empresas (PME) têm especial importância estratégica pelo seu elevado potencial gerador de emprego, trabalho e renda.
No Brasil, entretanto, apesar de empregarem 60% da mão-de-obra, são responsáveis por apenas 6% do valor exportado. Nesse quadro, as tecnologias de informação e comunicação – e a Internet, em particular – oferecem boas oportunidades para as PME, em vários aspectos: divulgação de negócios, comunicação mais rápida e barata, acesso a informações úteis, agilidade na compra e venda, ampliação de mercados e diminuição de custos operacionais. http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/434/1/Livro%20Verde.pdf ( sociedade da informação no Brasil livro verde )
SENDO ASSIM O QUE PODEMOS PERCEBER É QUE O USO DESSAS TECNOLOGIAS SERVIRAM PARA AUMENTAR AS OPORTUNIDADES , A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS , MAIS TAMBEM TEM –SE AUMENTADO O ÍNDICE DE DESEMPREGOS , DEVIDO A SUBSTITUICOES DE VARIOS SETORES PELAS CAPACIDADES OFERECIDAS PELA INFORMATICA .
A SEGURANÇA DAS TRANSAÇÕES ELETRÔNICAS
O comércio eletrônico deve ser dinamizado pelo setor privado, embora o papel do Estado na criação de um ambiente de comércio eletrônico deva ser orientado pela criação de um regime regulamentar que o estimule, quer a nível nacional quer a nível internacional.
As redes de comunicações são frequentemente associadas a problemas de segurança, designadamente a perda de confidencialidade e a possibilidade de falsificação. No entanto, com o uso adequado das atuais tecnologias de cifragem é possível atingir níveis de confidencialidade, integridade e autenticação muito maiores do que com os métodos tradicionais usando papel ou microfilme.
Porém, a segurança das transações desempenha um papel importante , sendo necessário definir-se uma política de segurança que garanta a privacidade dos agentes envolvidos, a integridade das transações efetuadas e a possibilidade de assinatura digital das transações.
PODEMOS