Socialização
A socialização pode ser definida, como o conceito que cada grupo de sociedade tem sobre qual a forma mais correta de se portar ou agir diante de algumas situações, para que assim possamos fazer parte de uma sociedade.
Aprendemos nossos primeiros atos sociáveis com nossos pais, tanto que podemos os considerar como os principais agentes da nossa socialização, pois são eles que nos ensinam nossos primeiros comportamentos e características da sociedade em que iremos viver.
Assim também são eles que nos ensinam as primeiras lições sobre a vida e também nos apresentam os traços culturais que como tal irá nos destacar a qual grupo de sociedade pertencerá.
Depois que nossos pais nos apresentam seus conhecimentos é hora de enfrentarmos o mundo e seus desafios e é para isso que somos inseridos no ambiente escolar, pois é nesse ambiente que aprendemos na prática tudo que nossos pais nos ensinaram. Nesse ambiente também depararemos com diversas culturas e grupos de sociedade, cada um com seus costumes e modos fazendo com que cada vez mais enfatizemos a nossa socialização reforçando a nossa personalidade.
Deduzo que a socialização desde a infância faz com que cresçam crianças conscientes e capazes de assimilar o mundo como um lugar pra se aprender e passar adiante seus conhecimentos, e é com base nesse conceito que acredito que crianças bem socializadas se tornam adultos sociáveis.
Pois temos como conseqüências de socialização um individuo bem estruturado capaz de fazer parte de uma sociedade e se destacar através desta como um ser que se sabe viver em sociedade e respeitando suas regras e seus diferentes pontos de vista, onde se o individuo não tiver uma base favorável de sociedade acaba sendo recriminado e sofrendo suas conseqüências.
Sendo assim posso citar como exemplo de socialização meu próprio cotidiano, onde tenho meus valores e meus conhecimentos, que foram cultivados desde minha infância, mais que todo dia me deparo com pessoas de conceitos