SOCIALISMO
Socialismo é a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e práticas políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. Incluem-se nessa denominação desde o socialismo utópico e a socialdemocracia até o comunismo e o anarquismo.
Como surgiu
Com o advento da sociedade burguesa e do modo de produção capitalista, o mundo passou por um processo de reconfiguração. Tal processo – a despeito do individualismo e da avareza capitalista – trouxe consigo a possibilidade e a emergência de uma sociedade mais humana, isto é, fez emergir a possibilidade do socialismo. Todavia, se, no passado recente, os modelos de socialismo real não foram bem sucedidos, isto não é motivo para a desesperança, caso o fosse a história estaria condenada à não mudança e o capitalismo seria o termo último da história da humanidade. Assim, o tempo presente é um claro sinal de esperança, pois o contexto sócio-político da América Latina – sobretudo – abre novas e sérias perspectivas socialistas frente à tirania do capital (desde o México, passando por Cuba, Equador, até a Venezuela e a Bolívia). Portanto, se esses fatos novos constituem o momento presente, então, este é o presente da juventude, quer dizer, é hora da juventude socialista não só fazer parte da história, mas de fazer a história e de entrar na história. Ou seja, tomar posição conscientemente e ser a vanguarda dos novos tempos.
Socialismo Utópico
Na tentativa de resolver esses problemas, surgiram os grandes pensadores utopistas do século XIX, como por exemplo, Henri Saint-Simon (1760-1825), Robert Owen (1771-1858), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882), Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865).
Tais pensadores afirmavam que a sociedade estaria avançando para uma nova realidade, onde a principal virtude seria o trabalho, e não o lucro e o egoísmo. A exploração seria substituída pelo cooperativismo e a justiça social seria finalmente