Socialismo
01- A transição do feudalismo para o capitalismo ocorreu sob o esfacelamento das instituições medievais que entravam em uma profunda crise com as mudanças ocorridas a partir do século XI. A crise na estrutura da sociedade feudal ocorreu quando as relações de produção servis se tornaram um obstáculo para o desenvolvimento das forças produtivas materiais, contraindo, ao longo de um processo transitivo, novas relações ajustadas ao modo de produção em ascensão, o capitalismo. Estas relações de produção eram as assalariadas. Com as mudanças econômicas surge também um novo homem, o burguês, que não serviu apenas para concretizar a exploração do homem pelo homem, mas também para simplificar esta exploração ao longo da evolução do modo de produção capitalista.
02- Capitalismo é um sistema sócio econômico, político e social adotado pela grande maioria dos países e das sociedades humanas, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção.
03- Fases do capitalismo Pré-capitalismo:
Período de emergência da economia mercantil, na qual o comércio e a produção artesanal começam a ganhar força. Nessa época, aproximadamente séculos XII a XV, não se generalizou o trabalho assalariado. Predominavam os trabalhadores independentes (artesãos), que vendiam o produto de seu trabalho, mas não sua força de trabalho. Os artesãos eram os donos de suas oficinas e ferramentas (meios de produção), assim como das matérias-primas. Trabalhadores sem meios de produção, obrigados a produzir mediante pagamento de salário (jornaleiros), só existiam em pequena escala nos centros mais desenvolvidos.
Capitalismo comercial:
Estende-se do século XVI ao XVIII. Apesar de predominar o produtor independente, expande-se o trabalho assalariado. A denominação comercial se relaciona ao fato de existir preponderância do capital mercantil sobre a produção. A maior parte do lucroconcentrava-se na mão dos comerciantes, intermediários entre o produtor e o consumidor.