socialismo
Nome: Yago Sousa Número: 42 Série: 1ºD
Socialismo
Atualmente, existem dois tipos predominantes de sistemas político-econômicos: o capitalismo e o socialismo. Dentre os dois, o mais adotado pelas nações em geral é o capitalismo, por ser um sistema mais liberal que permite um comércio mais dinâmico.
O que colabora com a escolha do capitalismo é o fato de que a atual potência mundial, os Estados Unidos é capitalista, influenciando assim diversos outros países com os quais tem alianças comerciais.
Mas, nem sempre foi assim. O socialismo teve seu destaque no século XIX, quando trabalhadores europeus, cansados do sistema capitalista que vigorava desde o século XVIII, começaram a criar um sentimento de mudança..
Karl Marx, um dos principais filósofos do movimento, afirmava que o socialismo seria alcançado a partir de uma reforma social, com luta de classes e revolução do proletariado, pois no sistema socialista não deveria haver classes sociais nem propriedade privada.
Essa forma de governo se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Lerouxem 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.
Os primeiros socialistas modernos eram os críticos sociais ocidentais do início do século XIX. Nesse período, o socialismo emergiu de uma combinação de doutrinas e experimentos sociais associados primariamente com pensadores franceses e britânicos - especialmente Robert Owen, Charles Fourier, Pierre-Joseph Proudhon, Louis Blanc e o Conde de Saint-Simon. Esses críticos sociais criticaram os excessos de pobreza e desigualdade da Revolução Industrial, e defendiam reformas como a distribuição