Socialismo Utópico e Cientifico
Quando: surgiu no início do século XIX concebe a organização de uma sociedade ideal sem conflitos ou desigualdade.
Onde: surgida no primeiro quartel, desenvolvia conceitos e idéias definidas como utópicas para os pensadores socialistas que surgiriam. O cenário de nascimento do socialismo utópico, a França do início do século XIX
Idéias: Estes primeiros pensadores do moderno socialismo não reconheciam autoridade externa, além de subordinar a religião, a ciência, sociedade e instituições políticas a uma drástica e permanente crítica. Tudo o que era produzido pela humanidade deve justificar sua existência, ou seja, demonstrar sua utilidade ou então ser combatida até que deixasse de existir. A razão era a medida de todas as coisas. À toda forma de tradição, sociedade, governo, costume ou similar existente, toda velha noção tradicional deveria ser considerada irracional e combatida.
As ideias e críticas à sociedade burguesa capitalista no século XIX, realizadas pelos pensadores socialistas utópicos, estão claramente associadas ao pensamento iluminista, pois propagavam que somente com o desenvolvimento da razão e do progresso a felicidade humana poderia ser alcançada.
O principal ideário dos socialistas utópicos era a defesa da igualdade e o principal teórico que os influenciou foi o filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau, que havia afirmado ser a propriedade privada a origem da desigualdade entre os homens.
A partir dessa filiação teórica iluminista, os socialistas utópicos produziram suas análises e reflexões sobre a sociedade capitalista contemporânea às suas vivências. Um dos grandes pensadores do socialismo utópico que se destacou foi Robert Owen (1771-1858).
Características: O direito do indivíduo ao trabalho;
A igualdade das inteligências e o nivelamento da condição social do indivíduo;
O aniquilamento do Estado por parte do indivíduo como consequência lógica e necessária da revolução.
O que foi: O termo socialismo utópico