Sociali
Socialismo na atualidade.
Professor:Sérgio
Disciplina: Geografia
Série : 1º ano
Vila dos Cabanos- junho de 11
Introdução
O Socialismo é um sistema sócio-político caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. Abolida a propriedade privada destes meios, todos se tornariam trabalhadores, tomando parte na produção, e as desigualdades sociais tenderiam a ser drasticamente reduzidas, uma vez que a produção poderia ser equitativamente distribuída."
Socialismo na atualidade.
Muitos estudiosos afirmam que, mesmo com a existência de países que denominam sua forma de governo como socialista, esta nunca saiu do papel. Os governos “pseudo-socialistas” tiveram sua origem baseada fortemente nos ideais Marxistas, porém esses não foram seguidos totalmente. Cada país que tentou implantar o socialismo acabou adaptando-o conforme o interesse de seus governantes, de forma que ainda existiram desigualdades e exploração por parte dos mesmos, princípios inexistentes no socialismo verdadeiro de Karl Marx.
Se formos analisar alguns casos, como o socialismo cubano, fica muito nítido essas distorções que ocorreram. Os governantes no poder implantaram uma ditadura extremamente rígida e é lamentável a condição em que os cubanos vivem, ao contrário de seu governo que detêm todo o poder e dinheiro e se beneficia disso.
Dessa forma, se tornam irônicas as críticas feitas ao socialismo baseadas nos casos de países que o implantaram. Marx acabou levando a culpa pelos regimes ditatoriais, genocidas e autoritários, que dizem se inspirar em seus ideais.
Se analisarmos a sociedade na atualidade, é possível afirmar com uma certa certeza que seria impossível implantar qualquer outra forma de governo (como o socialismo, comunismo, anarquismo) em qualquer lugar do mundo pois os ideais e os valores humanos foram tão deturpados pelo capitalismo que a