social
Passo 1
2.1. Quadro-síntese com os Indicadores Sociais.
1. IDH.
2. Índice de Gini.
3. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social.
4. Indicadores básicos para a saúde no Brasil.
5. Indicadores de Educação no Brasil.
Quadro de indicadores sociais
Fonte: Autores do Relatório
2.2 Textos sobre a relação entre os Indicadores Sociais e Políticas Públicas
A expressão “Indicadores Sociais” surgiu nos EUA em 1966 e foi conduzida em uma obra coletiva por Raymond Bauer e chamada Social Indicadores, sua finalidade era avaliar os impactos da corrida espacial na sociedade americana. A observação da mudança da sociedade em termos socioeconômicos, dada a precariedade dos dados existentes só pode ser contornada por Bauer e seus colegas através da construção deindicadores de caráter social, permitindo uma análise profunda do conjunto das condições sociais, políticas, teórica e econômica.
Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, utilizado para quantificar, substituir ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico ou programático, sendo um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma. Os indicadores sociais subsidiam atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais em diversas esferas de governo, possibilitando o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil, permitindo o aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais.
A escolha de indicadores sociais para avaliações de políticas depende de suas propriedades da finalidade a que se destinam. No modelo de avaliação das políticas públicas, a matriz de indicadores sociais deve ser necessariamente complexa, contemplando indicadores relativos às diferentes políticas setoriais, às distintas fases do processo