Sociais a era
Como se sabe, após o término da segunda guerra mundial, com a vitória dos aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética ), o Sistema Internacional de Estados foi dividido e, a ordem mundial passou a ser moldada a partir de um globo influenciado por duas ideologias, dois pólos de poder e de influência, de um lado o capitalismo, interpretado pelos EUA e, do outro o comunismo, defendido ferozmente pela URSS. Assim, os Estados submetidos às zonas de influência destes dois grandes atores tiveram que escolher lados ou, permanecer na neutralidade.
Um bom exemplo dessa divisão ideológica e política está na Alemanha. O país foi dividido por um muro, sendo que, um lado (ocidental) ficou sob a influência capitalista e, o outro (oriental) ficou sob a zona de influência comunista. A capital Berlim foi separada por um muro, o famoso Muro de Berlim ou, Cortina de Ferro.
A Guerra Fria é conhecida por ter sido um conflito puramente ideológico, e por ter sido palco de uma corrida armamentista entre o bloco soviético e o ocidente, principalmente os EUA. Em 1945 com o fim da guerra, foi criada uma organização que tem como objetivo principal manter a ordem e a paz na Sociedade Internacional de Estados, a ONU (Organização das Nações Unidas), onde foi estabelecido um Conselho de Segurança composto por 15 membros para discutir e solucionar conflitos para se chegar à paz. Porém, 5 destes membros têm o voto com o direito de veto ou seja, um voto contrário elimina todos os outros e o assunto em pauta não é aceito. Estes cinco membros são: Estados Unidos, URSS (hoje a Rússia), Inglaterra, China e França. As votações no conselho de segurança durante a Guerra Fria foram motivos de umas das maiores disputas entre as duas potências, com mais de 70 vetos feitos pelos EUA e mais de 100 pela União