Sobrevivência no deserto
Alonzo W. Pond, é o especialista em sobrevivência no deserto, que forneceu a base para a avaliação dos itens. Foi chefe do Setor do Deserto, do Centro de Informações sobre o Ártico, Deserto e Trópicos, Universidade da Força Aérea, na Base Aérea de Maxwell.Dois dos vários livros escritos por Pond, são “Sobrevivência”, uma excelente obra de referência para quem desejar ler mais sobre o assunto, e “Povos no Deserto”, escrito depois que Pond passou anos vivendo com os povos de todos os desertos do mundo, exceto o Australiano.Durante a Segunda Guerra, Pond passou grande parte de seu tempo trabalhando com as Forças Aliadas do Deserto do Sahara, m problemas de sobrevivência no Deserto. Ali, e no Setor do Deserto, encontrou os inúmeros casos de sobrevivência que servem de base para esta avaliação.
A AVALIAÇÃO DO ESPECIALISTA
E SUA EXPLICAÇÃO
1. ESPELHO DE BOLSA
De todos os itens, o espelho é o absolutamente essencial. Constitui a mais poderosa ferramenta de comunicação de sua presença. À luz do sol, um simples espelho pode gerar 5 a 7 milhões de velas de iluminação. O raio refletido pode ser visto até além do horizonte. Mesmo que você não tivesse nenhum outro item, ainda teria 80% de chance de ser descoberto e resgatado dentro de 24 horas.
2. UM SOBRETUDO POR PESSOA
Depois de contar com um sistema de comunicação para dizer onde você está, seu próximo problema é diminuir a desidratação. Quarenta por cento da umidade do corpo perdida com a desidratação é através da respiração e transpiração. A perda de umidade pela respiração pode ser reduzida permanecendo-se calmo. A perda de umidade pela transpiração pode ser evitada, impedindo-se que o ar quente e seco circule junto à pele.Ironicamente, o sobretudo é o melhor meio de se conseguir isto. Sem ele, o tempo de sobrevivência seria pelo menos um dia mais curto.
3 UM LITRO DE ÁGUA POR PESSOA
Você sobreviveria, provavelmente, três dias apenas com os dois itens anteriores. Embora um litro