Povos do deserto
Vários povos árabes e berberes habitam o Deserto do Sahara, o maior deserto do mundo, localizado no Norte de África. São beduínos(ou nómadas). Os homens são altos, não muito musculados, mas muito ágeis. Já as mulheres têm o rosto fino e a tez castanha-clara. Quase 100% destes povos são muçulmanos. Têm como língua oficial o árabe, mas, no entanto, existem muitas línguas berberes.
O deserto e o homem
Os seres humanos habitam os desertos há tempos imemoriais, onde as atividades são definidas por seus parâmetros básicos: precipitações, essenciais para o crescimento de qualquer forma de vida, altas temperaturas e ventos fortes.
Da mesma maneira que os animais e as plantas, os homens se adaptaram para enfrentar essas condições extremas. Em vez de adaptações morfológicas ou fisiológicas, os seres humanos modificaram os seus comportamentos, e desenvolveram uma cultura e uma tecnologia especiais.
Para enfrentar as altas temperaturas (positivas e negativas), os povos dos desertos usam roupas que limitam a evaporação, geralmente de cor branca, para refletir os raios solares.
Calor, aridez e ventos fortes são também parâmetros importantes para a construção civil: paredes finas e pequenas janelas protegem do calor diurno, mas não protegem do frio noturno, e não podem resistir aos ventos intensos. Assim, barracas (ex: “yourte” na Mongólia) aparecem como uma boa solução para abrigar-se nos desertos.
Povos tradicionais dos desertos
[pic]
(a) A caça e a colheita foram certamente os primeiros meios nos desertos (assim como no mundo inteiro) usados pelos seres humanos para sobreviver. Geralmente, uma árvore frutífera que dá frutos estocáveis constituía a base do regime alimentar, porque era possível o armazenamento e o deslocamento desses recursos. Antes da lenta evolução da agricultura e da pastoragem, a caça e a colheita foram o único modo de vida nos desertos.
(b) A criação de animais permite o aproveitamento de vários recursos, tais como o leite, a