Deserto e Caatinga
Especialistas dizem que antigamente os desertos eram regiões tropicais, mas as ações do tempo junto com atividades humanas proporcionaram degradação em alto nível, transformando tudo em uma imensidão de areia. Porém, estão errados aqueles que não acreditam em alta presença de vida nas regiões desérticas. Conheça as principais características da vegetação do deserto.
Aspectos Gerais Da Vegetação Do Deserto
Quase 20% da superfície da terra são compostos por zonas desérticas. Outros planetas, como Marte, por exemplo, são feitos basicamente de desertos. No solo existe areia, que pode variar com a coloração de acordo com a região.
As dunas podem existir conforme o nível de erosão eólica. Podem haver solos rochosos nas paisagens, refletindo no nível de vegetação. Os desertos possuem pouca precipitação pluviométrica e por isso têm pouco tipo de vida presente na fauna. No entanto, mesmo com baixa capacidade de sustentação, apresenta algum nível de riqueza que permanece escondida principalmente de dia, no intuito de conservar umidade. Terras consideradas baixas podem apresentar alto índice de sal.
Aspectos Gerais Da Vegetação Do Deserto
Os desertos já foram regiões com ampla vegetação. A exploração do homem junto com os fatores climáticos fez com que os solos ficassem cada vez mais secos, se transformando em areia. O Chile é um dos poucos países da América do Sul que possui extensa porção de terra considerada desértica. O Saara está entre os mais conhecidos, que inclusive recebe milhares de turistas em cada temporada das férias de inverno ou verão. Os vestígios da vegetação e fauna, formam os biomas que servem como habitat para diversas espécies distintas.
Regiões desérticas podem apresentar depósitos de minerais considerados valiosos, como acontece na região sul do continente africano. São formados pelo ambiente árido, ou mesmo pela erosão propiciada pelo vento. Existe também grande disponibilidade para depósitos de