Sobre
1. Introdução
Apresentaremos neste trabalho conceitos, dados estatísticos, localizações geográficas dos principais blocos econômicos e aspectos que geraram a globalização.
Os blocos econômicos são associações de paises que unem para competir no mercado internacional. Citaremos os 10 principais blocos: ALCA, APEC, ASEAN, CARICOM, CEI, MERCOSUL, NAFTA, PACTO ANDINO, SADC E UE.
E um processo de integração mundial com aspectos social, econômica e político que se intensifica nas últimas décadas, a globalização baseia-se na liberação econômica: os estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias que protegem sua produção da concorrência estrangeira e se abrem ao fluxo internacional de bens, serviços e capitais.
1.1. noções básicas sobre socialismo, comunismo e social democracia
1.1.1. Socialismo
O Socialismo é uma doutrina que prega a estatização dos meios de produção, e a falta de classes sociais, numa sociedade sem desigualdades.
A utopia igualitária já esteve presente por todos os cantos, desde o cristianismo primitivo, passando pelos puritanos da revolução inglesa do século XVII, até as lutas por melhores salários dos trabalhadores das primeiras fábricas européias, nos séculos XVIII e XIX. Essas lutas, aliás, sinalizavam o surgimento de um novo sistema, inicialmente na Europa Ocidental: o capitalismo, com duas novas classes - a burguesia, dona dos meios de produção e capital e o proletariado, responsável pelo funcionamento das máquinas, donos de sua força de trabalho. E, ao contrário das outras classes marginalizadas ao longo da história, este proletariado detinha o poder de parar a produção, ao cruzar os braços, em greve.
O surgimento do proletariado trouxe consigo novas ideologias voltadas para a redenção da classe, como o anarquismo e o socialismo. Os socialistas desenvolveram várias teorias sobre como chegar ao poder através de movimentos populares. Foram dois teóricos alemães, Karl Marx e