SOBRE A PRIMEIRA LEI DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES
DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS RIO GRANDE
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL.
SOBRE A PRIMEIRA LEI DE NEWTON
E SUAS APLICAÇÕES
TRABALHO DE FÍSICA II
DANDARA BUENO ESPÍNDOLA
ÍNDICE:
1. Introdução....................................................... 2
2. Desenvolvimento............................................ 2
3. Conclusão....................................................... 3
4. Referências..................................................... 3
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo mostrar a aplicação da primeira lei de Newton numa situação real, relatando então, o que aconteceria com um passageiro em um ônibus bruscamente freado através de conceitos e explicações físicas.
2 DESENVOLVIMENTO
A primeira lei de Newton, a lei da inércia diz: “Na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento, ficando em movimento retilíneo e com velocidade constante.” Esta propriedade do corpo que resiste à mudança é então, a chamada inércia. A partir dessa premissa, ao analisarmos o movimento de um corpo em um ônibus que estava em movimento, até que freia bruscamente, esse corpo tende a continuar o movimento original, ou seja, o mesmo e impulsionado para frente. Isso pode ser observado em outros veículos e é a maior causa de morte em acidentes de trânsito. A esse fato devemos a criação do cinto de segurança, já que o mesmo fere essa lei, impedindo o corpo de seguir o movimento.
Num referencial inercial, diferentemente do não inercial, se dois corpos estão se movendo com mesma velocidade e no mesmo sentido (o referencial de um dos corpos é inercial em relação ao outro), ou seja, se a velocidade de um em relação ao outro é nula e, de alguma forma há uma variação de velocidade perpendicular à inicial, esta variação não interfere na primeira.