Concreto Asfáltico
MCC
CIMENTO ASFÁLTICO
Leandro Bertolin do Nascimento
RA: A414EF-3
TURMA: EC7Q-13
2014
• Extração
A obtenção de asfalto é realizada através da destilação de tipos específicos de petróleo, na qual as frações leves (gasolina, diesel e querosene) são retiradas no refino. O produto resultante deste processo passa a ser chamado de
Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP).
Cimento asfáltico de Petróleo ou CAP é um líquido viscoso, semi-sólido ou sólido, a temperatura ambiente, que apresenta comportamento termoplástico, tornando-se líquido se aquecido e retornando ao estado original após resfriamento. Obtido através de diversos processos de destilação do petróleo, ele é quase totalmente solúvel em benzeno, tricloroetileno e em bissulfeto de carbono. • Beneficiamento
O Cimento Asfáltico é um material termossensível utilizado principalmente para aplicação em trabalhos de pavimentação, pois, além de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui características de flexibilidade e alta resistência à ação da maioria dos ácidos inorgânicos, sais e álcalis. Em suas aplicações, o CAP deve ser homogêneo e estar livre de água, e para que sua utilização seja adequada, recomenda-se o conhecimento prévio da curva de viscosidade/temperatura. O CAP é aplicado em misturas a quente, tais como pré-misturados, areiaasfalto e concreto asfáltico; recomenda-se o uso dos 30/45, 50/70 e 85/100, com teor de asfalto de acordo com o projeto respectivo.
O CAP é o produto mais utilizado na pavimentação, apesar de suas limitações de desempenho. O uso de CAP em revestimentos permite a construção de pavimentos flexíveis de durabilidade razoável.
• Uso do Material
O cimento Asfáltico é usado em vias urbanas e rodoviárias, manutenção de pavimentos, como base para aplicação de massas asfáltica executadas com asfalto modificados.
Seu uso é indicado em climas quentes, trafego pesado, cargas elevadas, estruturas de