Anatomia Humana
Denominam-se analgésicos todos os remédios capazes de reduzir ou aliviar as dores (de cabeça, musculares, referente à artrite, etc.). Há variedades de analgésicos e cada um possui suas vantagens e riscos. Há dores que respondem melhor a certos medicamentos do que a outros. E cada pessoa responde de forma diferente a cada remédio.
Os tipos de analgésicos são: Acetaminofen (paracetamol) é um calmante que não contem aspirina (ácido acetilsalicílico). Esse tipo de analgésico é mais suave para o estomago, especialmente para as crianças, mas pode danificar o fígado quando as doses são ministradas com exagero.
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE):
Aqui estão contidos a aspirina, naproxino e ibuprofeno. Estes fármacos reduzem a dor e também impedem inflamação causada por uma lesão, artrite ou febre. Este tipo de remédio reduz a produção de substância similar aos hormônios que causam a dor.
Os Analgésicos devem ser sempre consumidos com água, nunca com café, bebidas alcoólicas ou refrigerantes, pois podem causar danos ao fígado. Pessoas com distúrbios estomacais recomenda-se o paracetamol, que não irrita a mucosa gástrica. Mulheres grávidas devem tomar analgésicos, porque sua ação pode danificar o mecanismo de coagulação do bebê.
Os AINEs são drogas seguras se administradas com indicação médica. O problema é que esta talvez seja a classe de drogas mais auto-prescrita pela população. Existem inúmeros efeitos colaterais e interações com outros medicamentos que devem ser levados em conta antes de torná-los.
Podem ocorrer- piora da hipertensão, inibição da ação dos diuréticos, piora da insuficiência cardíaca, piora da função renal em pacientes com doença avançada de fígado, síndrome nefrótica, hepatite medicamentosa, interação com varfarina, reação alérgica e perda de audição nos idosos.
Atualmente, o ópio é ilegal e considerado uma das substâncias mais viciantes que existem, no entanto possui propriedades anestésicas, e por milhares de