trabalho lei da inercia
A primeira lei de Newton descreve o que ocorre com os corpos que estão em equilibio. Na natureza, todos os corpos apresentam certa resistência a alterações no seu estado de equilíbrio, seja ele estático ou dinâmico. O equilíbrio é estático => Repouso (velocidade zero) O equilíbrio é dinâmico => Movimento Rectilíneo Uniforme (MRU) (velocidade constante e diferente de zero) Imagine que você tenha que chutar duas bolas no chão: uma de vôlei e uma de boliche. É claro que a bola de vôlei será chutada com mais facilidade que a de boliche, que apresenta uma maior resistência para sair do lugar. maior tendência em se manter em equilíbrio, ou ainda, apresenta uma maior inércia. Define-se inércia como uma resistência natural dos corpos a alterações no estado de equilíbrio.
Se qualquer coisa está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, até que alguma força atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, terá também tendência a continuar o seu movimento, até que uma força atue sobre si. A partir das idéias de inércia de Galileu, Isaac Newton enunciou sua Primeira Lei com as palavras:
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele". Quanto maior for a massa de um corpo, maior será a sua tendência para manter a sua velocidade.
Aplicações da 1º Lei de Newton
Jogo de futebol. Ao se passar a bola para outro jogador, ela segue em trajetória retilínea até ser "dominada" (momento em que se impõe uma força contrária ao movimento), devido à sua inércia. Quando um ônibus dá uma arrancada, o corpo que está em repouso, não esperando o movimento, cai, pois insiste em manter o repouso.
Enquanto os carros diminuem a sua velocidade de forma brusca, devido à colisão, a tendência das pessoas é manterem-se em movimento
Um motoqueiro é arremessado de sua moto quando para repentinamente, pois o motoqueiro