a1b2
Lei da inércia
A lei ou princípio da inércia foi formulada pela primeira vez em 1609 pelo físico e astrónomo italiano Galileu Galilei.Em1687, o físico e matemático inglês Isaac Newton retomou no livro Principia Mathematica a lei postulada por Galileu eenunciou as leis que regem o movimento dos corpos, entre as quais a primeira de todas que não é mais do que a lei dainércia formulada por Galileu.
A primeira lei de Newton diz que qualquer corpo permanece em repouso, ou continua com movimento retilíneo uniforme,se sobre ele não atuar nenhuma força ou se a resultante das forças que atuam sobre esse corpo for nula.
A inércia é a propriedade fundamental de todos os corpos que permite que estes resistam a qualquer alteração do seumovimento e está relacionada com a massa destes. Deste modo, um corpo em repouso permanece em repouso, a nãoser que sobre ele atue uma força exterior, e um corpo em movimento permanece em movimento retilíneo uniforme, a nãoser que fique sujeito a uma força exterior.
Existem numerosos exemplos do nosso dia a dia que podem ser explicados com base na lei da inércia:Quando um veículo trava bruscamente, os passageiros são projetados para a frente por terem tendência a continuar oseu movimento.
Do mesmo modo quando um veículo arranca de modo brusco, os passageiros são atirados para trás, sem acompanhar omovimento do veículo, por terem tendência a permanecer em repouso.
É também devido à inércia que as naves espaciais continuam a mover-se no espaço em linha reta, mesmo quando sedesligam os motores e os petroleiros continuam a mover-se no oceano, cerca de 3km após seus motores terem sido desligados.
Momento de inércia O momento de inércia estudado na física mede basicamente a distribuição da massa de um corpo em torno de um eixo de rotação. Quanto maior o momento de inércia de um corpo, mais difícil será fazê-lo girar. O momento de inércia é expresso pela fórmula:
J = mr² Se um corpo é