Sobre a origem e desenvolvimento do Estado moderno no ocidente
"Hoje, mais do que nunca é reconhecido o valor do Ensino e da Educação pelo contributo imprescindível que empresta aos restantes subsistemas"
A Educação, em geral, e o Ensino, em particular, começam a ser objecto de maior preocupação das instâncias governativas e dos teóricos a partir do momento em que se começa a sentir algum desconforto provocado pela incapacidade de prosseguir e ultrapassar os limites impostos pelo desconhecimento, configurando a percepção actual acerca da dinâmica entre o saber e o saber-fazer, determinando a necessidade de investir num saber imediatamente capitalizável.
Hoje, mais do que nunca, é reconhecido o valor do Ensino e da Educação pelo contributo imprescindível que empresta aos restantes subsistemas. Sendo que a construção da sociedade futura passa, inequivocamente, pela capacidade de “relançar” o ensino, urge questionar as mudanças emergentes dos contextos de realização e sustentar uma atitude receptiva fase a novas propostas e desafios.
Cabo Verde viu-se confrontado com necessidades de mudança, adaptação e reconversão face aos rápidos acontecimentos que têm marcado o mundo actual nos mais diversos níveis, entre os quais o da Educação, enquanto um dos sectores decisivos para o desenvolvimento de um país.
Em Cabo Verde, a reforma de ensino, dos anos noventa, teorizou e absorveu as alterações ditadas pela evolução do sistema educativo e introduziu propostas de adequação profundas, de modo a dar respostas às novas exigências decorrentes das transformações políticas, sociais e económicas por que passava o país. Assim, novos figurinos surgiram para legitimar a organização e a fundamentação dos ensinos formal e de Adultos e se apresentou como um dos seus sustentáculos uma nova concepção da avaliação como garantia do sucesso educativo.
O sistema educativo cabo-verdiano comporta os subsistemas de educação pré-escolar e de educação escolar que abrange os