MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL REVISÃO DE LITERATURA
1199 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTECAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL
REVISÃO DE LITERATURA
Alunas: Kelly C. Heringer Kelly D. Schneider
Professor: Emerson Dechechi Chambó
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
PARANÁ
2013
CARACTERES QUANTITATIVOS
Os caracteres quantitativos ou poligênicos são aqueles governados por múltiplos genes, sendo que cada gene apresenta segregação conforme as “Leis de Mendel”. Além disso, quando se analisa uma população segregante, observa-se que os caracteres de herança quantitativa apresentam distribuição contínua de fenótipos. Ou seja, há entre os tipos extremos de indivíduos encontrados em uma população, inúmeros fenótipos de difícil separação em classes distintas.
Outra característica dos caracteres poligênicos refere-se ao fato de serem influenciados pela variação do ambiente, dificultando ainda mais a identificação dos genótipos com base apenas no fenótipo observado.
Valor genético e DEP O principal objetivo dos programas de avaliação genética é condensar o grande numero de informações fenotípicas disponíveis nos animais com potencial para serem selecionados em poucos números que podem ser utilizados para classifica-los facilitando a escolha, ou seleção dos melhores para serem os pais da próxima geração. Para a maioria das espécies de importância econômica, estes números são chamados de diferenças esperadas nas progênies, DEPS. http://pt.scribd.com/doc/2544267/DEP-Como-calcular-e-como-utilizar.
Valor genético de um indivíduo pode ser definido como sendo igual a duas vezes o desvio da média de seus filhos, considerando-se um grande número deles, da média da população. A DEP representa a metade do valor genético do animal, e indica a capacidade de transmissão genética de determinado indivíduo, para uma característica particular.
Vale ressaltar que uma das definições de herdabilidade (h2) é a regressão