Sobre A Cadeia Mercantil Do A Car Avalia O
Aluno: Rafael Alves
Professor: Rosângela
Ciências Sociais Noturno
História do Brasil – Terceiro Semestre
19/08/2013
Resumo
O presente trabalho sobre a cadeia mercantil do açúcar tem como objetivo mostrar como as relações depois da inserção do Brasil no conjunto econômico mundial trouxe uma enorme geração de mais-valia enriquecendo inúmeros países, e ligando continentes a criação e inovações tecnológicas em prol de um único produto, o açúcar, que aqueceu a economia da época e fomentos inúmeros tipos de criação de produtos.
Sumário
I – Sobre a Cadeia Mercantil do Açúcar ............................................................. 4
II – O plantio, colheita e desenrolar ................................................................... 8
III – Conclusão .................................................................................................. 10
IV – Bibliografia ............................................................................................... 11
I – Sobre a Cadeia Mercantil do Açúcar
O Texto de Pedro Antônio Vieira sobre “A inserção do “Brasil” nos quadros da economia-mundo capitalista no período 1550-c.1800: uma tentativa de demonstração empírica através da cadeia mercantil do açúcar”, como o próprio nome diz, mostra principalmente através do sistema de análise “economia-mundo” de Wallerstein como o Brasil se insere mundialmente em todo o desenvolvimento capitalista da época com a inserção de um produto, o açúcar.
Como o próprio Wallerstein diz, a economia-mundo não é (são) somente uma simples relação de troca, sim ela é uma relação de troca de mercadorias mas muito mais complexa do que se pensa. Nela tanto as esferas política, econômico e social são intrínsecas a esse sistema econômico, pois já se classifica como uma estrutura capital muito complexa e nefasta desde talvez muito antes do Séc. XVI, discorrida com a continuação do texto.
“E é uma