FHC X LULA
Governo Lula x Fernando Henrique Cardoso
Tanto o governo Lula quanto o governo de FHC tiveram atuações importantes na politica externa brasileira. Lula realizou varias viagens internacionais (colocar aqui o negocio da diplomacia presidencial), assim como Fernando Henrique, aumentando assim o prestígio do Brasil no cenário internacional. O governo Lula conseguiu alcançar mais prestígio se comparado ao governo FHC, pois na época do governo Lula em 2000, o Brasil ganhou mais importância, prioritariamente após a crise de 2008, quando os países ricos deixaram a responsabilidade de diminuir os efeitos da crise "na mão" dos países emergentes. No governo Lula surgiram o G14 e o G20, enquanto na era FHC o G8 tomava as decisões.
No período de governo de FHC no cenário internacional aconteceu uma maior permeabilidade das fronteiras nacionais e uma multiplicidade crescente de atores (ONGs, empresas transnacionais, meios de comunicação, mercado financeiro) e outros fatores que tornaram o mundo muito mais complexo do que nos períodos anteriores da política externa brasileira. Fernando Henrique criou em seu governo uma nova forma do país conseguir pela esfera externa, ajuda para a esfera interna, denominada de autonomia da integração e dessa forma conseguir o desenvolvimento nacional.
As diretrizes da política externa de FHC davam-se pelo pacifismo, respeito ao direito internacional, defesa dos princípios de autodeterminação e pragmatismo como instrumento necessário e eficaz a defesa dos interesses do país. Ainda no governo de FHC aconteceu o fortalecimento e consolidação do MERCOSUL, ampliação de parceiros importantes como China, Japão, Índia, Rússia e África do Sul e ainda assinou o TNP. Fernando Henrique ainda cria o conceito de Globalização Assimétrica, onde para o Presidente, as diferenças entre os países pobres e ricos causam impactos sobre a esperança de uma realização de sustentabilidade ideal.
No período de governo de Lula, o estado