Sobre a AMBEV
“Fusão é a união de duas ou mais empresas gerando uma nova e única grande empresa.” 6.404/76, no art.228
Como a AMBEV surgiu?
Ela nasceu em 1999, quando as centenárias Cervejaria Brahma e
Companhia Antarctica anunciaram a decisão de juntar esforços.
Tipos de fusões
- Integração horizontal: quando duas empresas fundidas produzem produtos semelhantes; - Integração vertical: quando se unem com o objetivo de reduzir custos de produção; - Integração congenérica: quando são duas empresas fundidas mas não tem a mesma linha de negócio, e
- Integração conglomerada: quando são duas empresas operando em indústrias diferentes. As empresas podem crescer em dois sentidos: Verticalmente e Horizontalmente.
- Vertical: é aquele no qual a empresa passa a fabricar um bem ou um serviço e/ou produtos que tenham produzido um outro bem e/ou serviço.
- Horizontal: é aquele no qual a empresa amplia sua produção, quer seja pelo aumento na sua participação no mercado, quer seja pelo próprio crescimento do mercado (BRITTO,2002)
A fusão da AMBEV foi horizontal, isto porque ela surge da fusão de duas empresas concorrentes diretas, na mesma linha de produtos. No caso, a
AMBEV praticamente impede entradas de cervejarias no mercado brasileiro, tendo que ela tem uma influência muito grande no mercado.
É uma fusão congênere?
Não, pois a mesma estabelece que para ser uma fusão congênere não podem ter a mesma linha de negócio. A AMBEV tem uma fusão de mesma linha pelo fato de ser bebidas em geral, de alcoólicas a bebidas naturais.
E conglomerada?
Aacker (1984) cita ainda as fusões conglomerados, nas quais as empresas envolvidas representam diferentes produtos-mercado. Nesse caso a questão principal refere-se à possibilidade de que um entrante comercial seja eliminado, devido à fusão, pelo aumento natural da competição ou de que ele se retire achando que não tem condições de competir diante de tal