sobre vantagens e desvantagens na gestão participativa em função do tipo de liderança, do tipo de gestão, presente na unidade escolar.
As mudanças que ocorrem no meio ocasionaram transformação na concepção na escola do objtivo da instituição de ensino e na sociedade e do papel do corpo do docente no que diz respeito á questão ensino-aprendizagem.
Instituir e desenvolver nas escolas , estruturas e processos de gestão participativa que permitem o desenvolvimeto dos seus trabalhadores ,incluindo como tal não só o pessoal docente e não docente,mais também os alunos e os outros elementos que contribiem igualmente para a prodeução escolar ,na tomada de decisão sobre a organização e execusão das atividades necessárias á relação das finalidades e objetivo das escolas. A participação dos profissionais da escola e dos órgãos colegiados é de fundamental importância na construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Em especial, o Conselho de Escola e o Conselho de Série, Ciclos ou Classes são instâncias colegiadas que podem muito contribuir no processo de reflexão, mobilização, na implementação e avaliação.
A liderança suprema orientada para as pessoas, como a gestão permite que os funcionários-chave para fazer a maioria das decisões, fornecendo orientação. O menos eficaz dos estilos de pessoas orientadas a liderança, esta técnica gera o maior número de desvantagens de pessoas gestão orientada. Com a gestão de fazer poucas, se alguma, as decisões, os funcionários de confiança são escolhidos para esta importante responsabilidade. Este estilo orientado para as pessoas altamente muitas vezes vai longe demais e causa confusão em matéria de direitos e responsabilidades do cargo.
As vantagens Níveis de satisfação no trabalho normalmente aumentam. Funcionários acreditam que têm um "dizer" na tomada de decisão e eficiência no trabalho.Embora as desvantagens