Gestão escolar
A qualidade de ensino, a importância da educação e a maneira com a qual a gestão vêm sendo trabalhada nas escolas num âmbito geral, muitas vezes deixa a desejar, tanto pelo fato da indiferença originada por alguns governantes como também pela sociedade, que não detém o conhecimento básico para exigir seus direitos e impor suas opiniões.
Vários são os fatores que provocam as dificuldades na melhoria do ensino, principalmente no ensino público, mas o que se pode ver nas últimas décadas é uma reorganização, embora lenta, na estrutura do ensino visando a tentativa de uma educação mais democrática e autônoma.
Com a finalidade de fazer uma análise sobre o processo de gestão, liderança e planejamento do orientador educacional numa instituição de ensino é que buscamos aprofundar nossos estudos nesta temática. Por isso, apresentamos a seguir um trabalho de pesquisa realizado numa escola pública do Vale dos Sinos que buscou compreender como gestiona, lidera e planeja o orientador educacional na escola pesquisada.
Nosso trabalho deu-se em uma escola estadual da rede pública de Novo Hamburgo, mais precisamente observando o trabalho da orientadora educacional desta instituição. A escola escolhida foi fundada em 11 de Março de mil novecentos e noventa e sete. Possui atualmente seiscentos alunos matriculado e divididos em dois turnos (manhã e tarde).
Os objetivos da escola são basicamente proporcionar a formação de um cidadão criativo, íntegro, responsável e participativo. A tendência pedagógica da escola com base nos documentos analisados é sócio-interacionista.
A estrutura administrativa da escola é composta por uma diretora que tem formação em nível superior (Educação Física), uma vice-diretora formada em Pedagogia e uma ajudante.
Com relação a tomada de decisões, estas são feitas pela direção, porém não existe delegação de funções, mas a vice diretora responde por todas as questões que surgem quando a diretora não se