lipideos
São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, como por exemplo, o fósforo.
Classificação
Os lipídios podem ser classificados em :
Glicerídeos
São as gorduras e os óleos ( triglicerídeos). Possuem elevados teores energéticos e são os principais componentes lipídeos da dieta humana.
Cerídeos ou velas São formados pela união de ácidos graxos como álcoois maiores que o glicerol. Embora tenha valor econômico, não têm a mesma importância que as gorduras e óleos. São encontrados também na secreção de alguns insetos, como a cera das abelhas.
Carotenoides
São pigmentos Lipídeos amarelos e vermelhos sintetizados pelas plantas, encontrados em cenoura, abobora, tomate e mamão. O carotenoide de maior importância, biologina é o betacaroteno ou provitamina A, que, por meio de cisão molecular, origina a vitamina A (retinol), necessária ao bom funcionamento da visão. Fosfolipídios
Formam a camada dupla da membrana celular. A molécula reage, ao mesmo tempo com a água e com os lipídios. Isso é possível porque possui uma porção hidrófila.
Os principais exemplos de fosfolipídios são a lecitina e a cefalina.
Esteróides
Principais Lipídios Esteróides são o éster de colesteril, a vitamina D e os hormônios esteróides. O colesterol é um álcool que associados a uma molécula de ácido graxo, origina o éster de colesteril.
Os lipídios são formados de ácido graxo com álcool. São os