Sobre Cícero
II. Querendo manter-se neutro na feroz luta política da época, tentou agradar aos dois campos, sem conseguir agradar a nenhum deles. Mas manteve-se sempre mais perto de Pompeu e do partido senatorial do que de César e do partido popular, e de fato, acabou por se decidir, mas muito timidamente, pelo campo senatorial.
III. Após a batalha de Farsalia (48 a.C.) e a consequente fuga de Pompeu, bem como da morte deste último no Egito, Cícero passou a comandar tropas e regressou a Roma, governada por Antônio enquanto representante pessoal de César. Cícero, então, começou a parcialmente dedicar-se à filosofia e à literatura, sendo desta época o tratado “De Republica”.
IV. Desde jovem cultivou interesse pela Filosofia. Estudou em Atenas, onde travou grande conhecimento com os ensinamentos de seus antecessores. Abraçou a vida pública e demonstrou grande competência, sobretudo na oratória forense e política.
V. Cícero ocupou a posição de senador, mas não chegou a ser figura proeminente da política romana. A perseguição política que sofreu com a política despótica de Júlio César o afastou do centro político romano, o que o levou a buscar a filosofia, sobretudo no exílio.
Estão corretas:
Resposta a.
As alternativas I, II e III.
b.
As alternativas I, II e IV.
c.
As alternativas III e IV.
d.
As alternativas III, IV e V.
e.
Todas as alternativas.