Química - Carvão ativo
O carvão ativado é um material de carbono com modificação física em que a superfície das partículas é muito aumentada. Esse carvão tem a capacidade de coletar gases, líquidos ou impurezas. Ele apresenta um excelente poder de clarificação, desodorização, adsorção e purificação de líquidos ou gases.
Os Carbonos Ativados são fornecidos principalmente em duas formas físicas: os pulverizados e os granulados. Os pulverizados possuem tamanho menor, e os granulados maiores.
O Carvão Ativado Pulverizado é usado para aplicações em fase líquida. Eles são os mais indicados para casos em que a regeneração não é indicada, há variações no processo, as dosagens variadas são requeridas ou existem dificuldades operacionais para a utilização em colunas.
Os Carvões Ativados Granulados são indicados para aplicações em fase líquida ou gasosa. Elas são produzidas a partir de matérias-primas duras e, resultam em um produto de rígida estrutura, que proporciona alta dureza, permitindo regenerações.
Como é feito?
As matérias-primas mais utilizadas no Brasil são as de origem vegetal, como madeiras. Ossos e animais também são utilizados para a produção de um tipo específico de Carvão Ativado.
Primeiramente o material passa pela a etapa de Carbonização. Durante essa fase, a umidade e materiais voláteis são removidos através da elevação da temperatura. Na fase de Ativação, são colocados no material os agentes ativantes, normalmente ar, vapor ou gás carbônico, à temperatura de 800 a 1.000 °C. Nesta etapa acontecem reações e uma mistura de gases, onde há principalmente presença de monóxido de carbono, e o hidrogênio é liberado.
Logo após esta etapa de Ativação, o carvão passa por outras etapas como, resfriamento, peneiramento, lavagem, secagem, moagem, polimento, separação granulométrica até a embalagem.
No processo químico de ativação, o material que vai ser ativado é colocado em contato com um agente ativante químico, como ácido fosfórico ou cloreto de zinco. A mistura é