Sobre Cecília Meireles
- Formou-se professora pelo Instituto de Educação em 1917. Passa a exercer o magistério em escolas oficiais do Rio de Janeiro. Em 1919, publica seu primeiro livro de poesias, "Espectros". Seguiram-se "Nunca mais... e Poema dos Poemas", em 1923, e "Baladas para El-Rei, em 1925.
- Em 1934, envolta sua paixão pelo universo pueril e funda a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, que funcionou durante quatro anos no antigo Pavilhão Mourisco, no bairro de Botafogo. Escreveu várias obras na área de literatura infantil como, por exemplo, “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina”, “O menino azul”, entre outros. Estes poemas infantis são marcados pela musicalidade (uma das principais características de sua poesia).
- Cecília foi a primeira mulher a ter um livro premiado pela Academia Brasileira de Letras, através da obra Viagem, de 1939. Composto por poemas que inscrevem-se no panorama do Modernismo brasileiro e marcados pelo engrandecimento dos elementos mais simples da existência, os quais adquirem significação simbólica.
- Linguagem: No plano estilístico, suas obras apresentam uma tendência à linguagem elevada, sempre carregada de musicalidade. Também a exemplo dos simbolistas, as palavras para a autora mais sugerem do que descrevem. Daí a força das impressões sensoriais em seus poemas: imagens visuais e auditivas sucedem-se a