SOBRASA
Para desenvolvimento do projeto escolhemos aprofundarmos no Hospital SOBRASA de Teixeira de Freitas, retratando sua história e desenvolvimento até os dias atuais, anexando fotos antigas e atuais deste patrimônio. Através de um debate do grupo, escolhemos este patrimônio por quê foi o primeiro Hospital de Teixeira de Freitas, assim trazendo consigo uma grande carga histórica e cultural, e um grande marco na história da saúde dessa mesma cidade.
Dona Mariinha e seu marido Dr. Rafael -in memorian-, grande pilar para formação do Hospital SOBRASA
Conheceram-se em Belo Horizonte, se casaram em 1941 após ele ter se formado em medicina. Após alguns anos de casados foram morar em Nanuque, Minas Gerais, onde fundaram o Hospital Santa Cruz, tempos depois venderam o Hospital e voltaram para Belo Horizonte. Em 1971 vieram para um povoado de Alcobaça, com aproximadamente 4 mil habitantes, atualmente Teixeira de Freitas. Montaram um Hospital Piloto, enquanto o SOBRASA estava sendo construído.
Após sua construção Dona Mariinha procurou aprofundar-se nas especializações clínicas, enquanto o seu esposo viajava para comprar equipamentos e aparelhagens para o hospital. Era ela também secretária de seu esposo, o primeiro médico de Teixeira de Freitas.
Dona Mariinha foi taxativa ao afirmar que o grande problema da saúde brasileira é a educação da população. Segundo ela 99% das pessoas que procuram atendimento no hospital poderiam estar sendo atendidos em consultórios ou nos postos de saúde.
Dr. Rafael e Dona Mariinha, colocando a pedra fundamental do SOBRASA
O SOBRASA (Sociedade Brasileira de