Sobradinho
Energia do São Francisco, maior lago artificial da América Latina.
Sumário
Sobradinho – BA. 2
CHESF- Companhia Hidro Elétrica do S. Francisco 2
História 2
Projeto 2
Barragem 3
Eclusa 4
Linha de transmissão 4
Estatísticas 4
Usina 4
Início de Operação 4
Gerador 5
Turbina 5
Reservatório 5
Turismo 5
Vapor do vinho 6
Pinturas Rupestres da Tribo Tamoquins 6
Sítio Bom Sucesso e Porto Juacema 7
Águas e Vinhos do Velho Chico 7
Sobradinho e poesia. 8
Sobradinho – Sá e Guarabyra 8
Guttemberg Guarabyra 8
Sobradinho – BA.
Sobradinho é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população em 2010 era de 22.000 habitantes. Faz parte da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro, tendo o maior PIB per capita da RIDE (Região integrada de desenvolvimento econômico), por abrigar a Usina Hidrelétrica de Sobradinho.
CHESF- Companhia Hidro Elétrica do S. Francisco
Quatro cidades - Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado, e mais trinta e duas povoações ficaram submersas. Aproximadamente, setenta e duas mil pessoas foram relocadas para novas sedes construídas pela CHESF- Companhia Hidro Elétrica do S. Francisco, empresa do Sistema Eletrobrás, e que possui o maior parque gerador de energia elétrica do Brasil. Só na hidrelétrica de Sobradinho (foto), são seis unidades geradoras com capacidade de 175MW cada, totalizando 1.050MW. Situado no norte do estado da Bahia, foi construído na década de 1970, mediante o represamento das águas do rio São Francisco
História
Sobradinho foi idealizada inicialmente para servir de acampamento aos trabalhadores que seriam necessários para se construir a barragem. Porém, após a construção, muitas famílias decidiram adotar o lugar como moradia e assim fixaram habitação na cidade em uma das suas vilas (São Joaquim, São Francisco e Santana).
Projeto
O aproveitamento Hidrelétrico de Sobradinho está instalado no grande Rio São Francisco,