Analise da musica Sobradinho
1- A musica sobradinho é uma referencia de protestos contra as construções de represas elétricas, dando fim a varias cidades que foram inundadas para a construção da usina hidroelétrica de Sobradinho no norte da Bahia.
Os compositores utilizaram ainda a profecia de que o sertão irá virar mar e o mar virar sertão para evidencias os impactos que causaram a construção do lago.
2-
Justificativa: Imagem do Rio São Francisco O represamento da água do rio deu origem a usina de Sobradinho e gerou problemas para a população atingida pela barragem.
Justificativa: Em 1977 com a conclusão da represa de sobradinho, formou-se no rio São Francisco , um lago artificial com capacidade para 37,5 bilhões de metros cúbicos de água, essa represa tem 11 hidrelétricas, com potencia de 13.000 MW
3- A ligação com os dias atuais é que há novas construções de represas na região norte do Brasil iniciada pelo Luiz Inacio Lula Da Silva, o argumento usado era também o de garantir o oferecimento de energia necessária à pretensão de crescimento econômico do país, o deslocamento das pessoas das áreas inundadas também é uma preocupação.
As reinvindicações contra as construções das usinas se ampliou, incluindo o questionamento de outras fontes renováveis de energia como energia solar e eólica.
4- Além de ser um clássico popular brasileiro, a musica mostra de forma marcante que ao construir a usina hidrelétrica de sobradinho, a alteração do homem pode provocar profundas e irreversíveis alterações no nosso espaço geográfico, seja em beneficio a população ou puro interesse econômico, não querendo nem saber quem iria sofrer as consequências dessa construção.
5- Bibliografia:
Disponível em: http://letras.mus.br/sa-guarabyra/356676/
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1_e_Guarabyra