so to mandando pra pegar uma cola
O ensino de Geografia, no que diz respeito às paisagens urbanas e rurais utilizadas no contexto escolar, deve levar em conta os ambientes em que os alunos estão inseridos, isto é, onde eles moram, frequentam, para que o aprendizado e compreensão tornem-se mais claros. Além disto, outros locais devem ser usados como explanação para que possíveis diferenças sociais e culturais possam ser comparadas com o lugar em que os estudantes encontram-se.
Dentre os blocos temáticos que o professor pode abordar dentro de sala de aula estão: O papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais; Informação, comunicação e interação; Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural; Urbano e rural: modos de vida.
O primeiro tópico citado trata da interferência do homem na modificação do cenário em que vive, isto é, como as pessoas superam suas dificuldades do dia a dia com a elaboração de técnicas e estratégias. A partir destas mudanças criadas pelo ser humano, pode-se discutir o que houve de bom e de ruim na vida atual, o que se tornou moderno ou antigo comparado com as criações de antigamente, quem se beneficia ou se prejudica com tais invenções, entre outros pontos.
Referente ao segundo item comentado no segundo parágrafo, de acordo com o próprio PCN de Geografia, “É possível estudar a história dos meios de comunicação, sua criação e seu significado social (p. 21)”, isto é, como determinados meio de comunicação interferem em uma sociedade. Quais as principais influências, tanto no ambiente rural como no urbano, sofridas pelo estudante e seus círculo de convívio são outras questões que podem criar um bom debate em classe.
Já distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural, como o próprio nome diz, pode ser usado para abordar a influência dos meios de transportes nas paisagens, além da comparação entre quais os transportes usados no