SMS e o consumidor de baixa renda
RAE nov/dez 2011
Eliane Pereira Z Brito
Valter Afonso Vieira
Lélis Balestrin EspartelMestranda: Luciana Moreira Silveira
Resumo: O texto aborda que após uma análise criteriosa das produções científicas acerca do tema, existem deficiências. Muitos assuntos de relevância são pouco explorados, enquanto outros aparecem bastante. Entendo ser necessário estímulos às pesquisas e publicações que muito interessam às empresas do varejo, visto que seus resultados podem ser diretamente influenciados pelos estudos e artigos publicados.
A produção acadêmica em varejo encontra-se dispersa em uma enorme quantidade de periódicos nacionais e internacionais. Entre eles, o de maior impacto é o Journal of Retailing. Segundo informações editoriais do Journal of Retailing, “o campo do varejo inclui produtos e serviços, a cadeia de suprimentos e os canais de distribuição que servem aos varejistas, os relacionamentos entre varejistas e membros do canal, e todas as formas de marketing direto e mercados eletrônicos emergentes até os domicílios”.
Outros periódicos na área do varejo merecem destaque: O international Journal of retail e Distribution Management, além do Journal os Retailing and Consumer Services, este último tem seu foco no comportamento do consumidor e em decisões políticas e gerenciais.
Nota-se entretanto uma ênfase muito grande em artigos relacionados ao comportamento do consumidor em detrimento de outros. O comportamento do consumidor representa um extremo da cadeia, sendo o varejo muito mais abrangente, devendo tratar de operações, finanças, estratégias, internacionalização, pessoas, inteligência de mercado, marketing entre outros aspectos de relevância gerencial.
No entanto a pesquisa no campo do varejo é ampla, profunda e rica, sendo um dos campos mais férteis dentro do marketing. O mesmo ainda vem enfrentando mudanças, principalmente no que se refere à transição do varejo físico para o virtual.
De acordo