Resenha sobre Augusto Comte e suas diferenças sobre o pensamento de Durkeim
Costa descreve todos esses fatos para iniciar os pensamentos de Augusto Comte, o criador do positivismo. Derivado do cientificismo, a investigação social do pensador baseava-se na física natural. Era uma nova forma de explicar toda problematização enfrentada com as revoluções, usando os mesmos moldes da ciência naturalista. Ao citar os pensamentos de Conte, a autora propõe uma similaridade entre o positivismo e o organicismo, colocando os dois pensamentos como sinônimos. O organicismo defendia que a sociedade deveria ser harmônica como um organismo integrado e coeso.
Nesse mesmo período, a Europa enfrentava uma crise de produção. Necessitando abranger novos mercados consumidores para continuar com a prosperidade do capitalismo. Nos mesmos comparativos entre o positivismo e o cientificismo, Conte de acordo com Costa utiliza da biologia e das teorias evolucionistas de Darwin para explicar o darwinismo social. Dessa forma, tentava-se explicar as diferenças culturais existentes entre os povos europeus e as civilizações africanas e asiáticas.
Também usando como referência Costa, podemos citar que os europeus acreditavam na sua supremacia em relação a esses outros países. Esse pensamento foi justificativa para o imperialismo. Conte defendia implantar os mesmos moldes sociais e culturais da Europa na população da África e da Ásia. Por meio de um cunho com bases