Administração de marketing
ARTONI, P.; ZANATTA, C.; HARASIN, E.; SANCHES, M.; ANDRADE, O.; FALCÃO, P. Recebi um SMS, e agora? O consumidor de baixa renda frente às ações de Mobile Marketing. XXXIV Encontro da ANPAD – Rio de Janeiro, 2010.
O artigo escrito pelos autores Patrícia Regina Caldeira Daré Artoni, Camila Zanatta, Emilyn Harasin, Manuela Sanches, Odair Andrade e Priscila Falcão estuda o fenômeno mobile marketing (marketing desenvolvido para aparelhos celulares) e sua influência no comportamento de consumidores de baixa renda.
Os autores iniciam o artigo relatando um fenômeno que está influenciando o processo evolutivo da comunicação: o aparelho celular que a cada ano se torna realidade para mais pessoas no mundo (daqui uns anos, duas em cada três pessoas no mundo terão um celular). Com a intensificação do uso e a modernização dos aparelhos celulares, as empresas passaram a investir na oportunidade de impactar seus clientes com campanhas de mobile marketing que é uma ferramenta de marketing direto que utiliza o celular para impactar o consumidor com campanhas, entretenimento, relacionamento e interação. Este fenômeno se torna atraente para as empresas porque apresentam melhor custo-benefício que outras mídias; pode ser enviado de qualquer lugar e a qualquer hora; podem armazenar as mensagens para serem lidas posteriormente; os dados recebidos são privados; permite interatividade com o cliente em tempo real.
Os autores citam ainda que as campanhas de mobile marketing podem ser de diferentes formatos de acordo com a mensagem e o cliente à qual a campanha se destina. Pode ser enviado para os clientes um SMS ou MMS com conteúdo informativo ou formal (campanhas push), podem ser integradas a outras mídias (campanhas pull) ou podem gerar um diálogo contínuo com o usuário (campanhas de diálogo contínuo ou múltiplas etapas).
Após realizarem um estudo bibliográfico do que é o mobile marketing e mostrarem a sua importância como uma estratégia