SMIT A Informacao na CI
The information in Information Science
Johanna W. Smit
Doutorado em análise do discurso pela Universidade de Paris-I.
Professora doutora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA – USP
E-mail: johannawsmit@gmail.com
Resumo
Proposta de delimitação do conceito de informação no contexto da Ciência da Informação e de sua história. Os desafios representados para a Ciência da Informação quando a informação hoje não mais se encontra restrita às instituições tradicionalmente vocacionadas para sua preservação.
Palavras-chave: Informação. Ciência da Informação. Arquivos. Bibliotecas. Museus.
Abstract
Proposed delimitation of the concept of information in the context of Information Science and its history. The challenges faced by Information Science to make information available not only in institutions traditionally aimed at its preservation.
Keywords: Information. Information Science. Archives. Libraries. Museums.
A informação perpassa o cotidiano, a vida doméstica e profissional: os meios de comunicação transmitem informações, o guia turístico presta informações, o aluno absorve e o professor transmite, o médico necessita e o administrador decide em função da informação... ou das informações: singular ou plural. Tudo, literalmente tudo, pode ser portador de informação: a fumaça nos filmes de faroeste informa o perigo pressentido pelo índio, uma árvore informa sobre o ecossistema de um local, o prédio nos informa sobre a cidade, o arquiteto ou o modo de vida da população local, assim como a obra artística nos informa sobre as representações simbólicas dos povos e o sonho abre caminho para as informações do inconsciente – a onipresença da informação parece já não ser mais portadora de informação alguma: se há informação em toda parte, se tudo pode ser considerado informacional, então nada é. Há uma explosão ou um caos informacional, nele estamos (ou navegamos e surfamos, para atualizar a linguagem), mas para tentar uma reflexão mais aprofundada sobre o