REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE IMAGENS
Felipe Pontes Gonçalves*
José Domingos Padilha Neto*
RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo embasado em argumentos bibliográficos que discutem a representação de imagens, que pela sua importância e grande riqueza de detalhes merecem uma atenção e uma sensibilidade maior por parte do indexador para que sua representação tenha grande eficácia.
Palavras-chave: Representação temática. Recuperação da informação. Representação de imagens.
______________________________
*Graduandos em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba
1 INTRODUÇÃO
Após a criação da escrita, com os sumérios, o ato de representar se tornou cada vez mais natural na vida do ser humano, fazendo isso através de textos, onde pessoas começaram a representar seus pensamentos através da escrita. Porém, notou-se que a representação não se dava apenas pela escrita, mas também por imagens, esculturas, quadros e num passado não tão distante, até a fotografia. E com a grande proliferação desse meio de representação, sentiu-se também, a necessidade de representá-las. Com essa necessidade de representação de imagens, para a fácil recuperação dos temas e significados que cada uma traz, a Ciência da Informação destacou-se com a representação temática da informação.
Sabemos que a representação temática da informação em síntese, é a descrição de documentos, imagens, esculturas, etc. em palavras, para a fácil recuperação da informação. Portanto, a nossa abordagem vem trazer uma sondagem histórica da representação humana e da representação temática, dando maior atenção à representação temática de imagens, onde as mesmas passam a ser abordadas como um conjunto de informações que antes passava desapercebido. Segundo Silva (2000, p. 169), as imagens possuem uma potencialidade de informação que está:
“Além da própria natureza complexa do objeto imagético, as diferentes possibilidades de uso desse registro, que podem ir da mera