geopolitica
Instituto de Ciências da Natureza - Geografia
Divisões na Cartografia
Cartografia Temática
Todo o mapa ilustra um tema, até o mapa topográfico não escapa a regra (Joly 2005).
Cartografia Temática
VS
Cartografia Sistemática
DANIEL HIDEKI BANDO daniel.bando@unifal-mg.edu.br Cartografia Sistemática
O campo da cartografia sistemática é bem definido pois por razões históricas, constitui-se segundo
Rosa (1996), na ciência responsável pela representação genérica da superfície tridimensional da Terra no plano.
Araras - SP, Brasil (IBGE)
Cartografia Sistemática
Utiliza convenções e escalas padrão, contemplando à execução dos mapeamentos básicos que buscam o equilíbrio da representação altimétrica e planimétrica dos acidentes naturais e culturais, visando a melhor percepção das feições gerais da superfície representada.
Sua preocupação central está na localização precisa dos fatos, na implantação e manutenção das redes de apoio geodésico, na execução dos recobrimentos aerofotogramétricos e na elaboração e atualização dos mapeamentos básicos (Archela, 2000).
Redding - CA, EUA (Longley et al., 2005)
1
Cartografia Temática
Cartografia Temática
Aborda a Cartografia como um instrumento de expressão dos resultados adquiridos pela Geografia e pelas ciências que têm necessidade de se expressar na forma gráfica.
Rosa (1996) ressalta que a cartografia temática tem como preocupação básica a elaboração e o uso dos mapeamentos temáticos, abrangendo a coleta, a análise, a interpretação e a representação das informações sobre uma carta base.
Os temas analíticos podem ser obtidos por correlação entre vários temas elementares ou entre séries estatísticas. São representados a partir da utilização da técnica mais conveniente, objetivando a melhor visualização, incluindo outras formas de representação como gráficos, blocos diagramas e croquis (ARCHELA, 2000).
Importa-se